domingo, 18 de julho de 2010

Overclock Athlon II X2 250

A equipe OverclockMT teve a oportunidade de testar o recente processador Athlon II X2 250.
Este processador conta com dois nucleos operando a 3000mHz, un cahe L1 de 64 kb + 64kb e um cache L2 de 1mb, com um TDP de 65W fabricado em uma arquitetura de 45nmm.

Para o teste foi utilizado o seguinte sistema:
  • Cooler Zalman 9700NT
  • Processador AMD Athlon II X2 250 3.0 GHz @ 3.9GHz
  • Placa mãe Asus M4a785td-v Evo
  • Memória OCZ 1333 2X2GB
  • HD Seagate Baracuda 1 Tb
  • Fonte Seventeam 450W
  • Vga 9800GTX+ 512mb 738mHz/1100mHz @ 840mHz/1200mHz

Softwares Utilizado:
  • Windows 7 Ultimate x64
  • 3DMark06
  • PCMark05
  • Everst
  • CPU -Z
  • Super PI
Confira os resultados no teste abaixo.

Com o Cpu - Z podemos conferir alguns detalhes do overclock conseguido, como frequencia de operação de memoria, frequencia de operação de processador, de placa de video etc.
Em nosso caso o maximo clock estável para a utilização do 3DMark foi de 3.9 ghz para o processador com refrigeração a ar.
Analizando a foto acima indentificamos um clock relativamente baixo para as memorias ddr3, fato esse que ocorre pelo motivo do processador não possuir multiplicador destravado.
Dessa forma conseguimos um melhor ajuste de performace com um clock de memória mais baixo e um timing mais agressivo 6-6-6-16.

Com o Everest CPU ID temos mais uma confirmação do overclock obtido e na foto abaixo temos o Benchmark de memoria do Everest onde confirma a excelente performance AMD X2 250, 46.6 ns de latencia o que reafirma a ótima performance de processadores com controlador de memória integrado. Essa baixa latencia proporciona uma resposta muito rapida pra a abertura de programa, de pasta e de aplicativos em geral.


O teste propriamente dito começou com utilização do programa super pi que avalia a performace monocore do processador.
Como já sabemos no geral, processadores AMD levam desvantagem quando comparados com processadores intel nesse quesito, pois o super pi utiliza instruções proprias da intel para realizar esse calculo.
Estamos abordando esse assunto porque acreditamos que a AMD deveria desenvolver mais a questão das instruções, pois os processadores AMD melhoram muito e hoje se equiparam aos processadores intel mas com custos bem mais reduzidos, mas faltam set de instruções para alavancar seu desempenho.


No super pi temos um resultado bem modesto 20,581s na configuração de 1M.
Já no PCMarK05 temos um resultado bem mais expressivo com 9326 pts no PCMark Score.


Obtivemos um resultado muito satisfatório no 3DMark06 com quase 15000 pts, isso significa que esse sistema consegue rodar praticamente todos os jogos do mercado com uma qualidade grafica muto boa e com velocidades satisfatórias.

Conclusão:
O processador AMD Athlon II X2 250 apesentou uma boa performance nos testes realizdos, resultados esses que não se comparam aos processadores top de linha, mas quando obsevamos seu preço, apenas R$ 168,00 (Mercado Livre) ele se torna uma opção atraente aos Core 2 Duo e aos Pentium Dual Core que possue um preço bem mais elevado.
Esse processador apresenta-se como uma excelente opção para pessoas que buscam um sistema de baixo custo com otima velocidade e baixo consumo de energia.
Desta fora a equipe do OverclockMT recomenda esse processador a todos os nossos leitores.



6 comentários:

  1. ola amigos .. adorei os reviews de OC de vcs .
    gostei tanto q eu fiz o seguinte .. montei meu pc hoje com essas configuraçoes de vcs .. com exceçao do HD e placa de video .. e eu nao tenho muita pratica com OC .. seria possivel vcs me passar um tutorial de como vcs fizeram esse ??

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, comprei um x2 250, porém o meu é DA-"C3", estou usando o cooler box, e está estável a 3600 Mhz com v-core original. Uso um gabinete Micro ATX/ Mini ITX, está ótimo como um HTPC.
    Esse processador é sem dúvidas muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo topico, estava com duvidas quanto a como conseguir um overclock melhor e acho que encontrei a solucao aqui. provavelmente as memorias deixei em latencia muito altas. Vlw mais uma vez, o topico ficou bem completo e explicado.

    ResponderExcluir
  4. tenho um x2 250,como faço para fazer um ober nele,n entendo praticamente nada mas queria melhorar um pouco e sem correr riscos,é possivel?valeu

    ResponderExcluir
  5. eu nao entendo muito,tentei aumentar um pouquinho mas nao consigo passar de 3.103 mhz,o que estou fazendo de errado,o que mais preciso observar?obrigado

    ResponderExcluir
  6. to usando uma ASrock n68s-ucc 6gb de ram DDR 800 cpu 64 x2 250 3.0 com over 3.5 sem mexer no vcore sera q é possivel aumente sem mexer no vcore ?

    ResponderExcluir

Dúvidas, gostou, não gostou... Poste colabore com o blogue.